quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Gangues de Nova York

Título no Brasil: Gangues de Nova York
Título Original: Gangs of New York
Ano de Lançamento: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Miramax
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Jay Cocks, Steven Zaillian
Elenco: Leonardo DiCaprio, Cameron Diaz, Daniel Day-Lewis

Sinopse:
Grupos violentos e selvagens lutam por dominação e vingança numa Nova Iorque dominada pelo crime e pela brutalidade nas ruas enlameadas de uma cidade caótica no século XIX. História baseada em fatos reais. 

Comentários:
Esse é um dos filmes mais violentos da carreira do diretor Martin Scorsese. Não quero dizer com isso que seja ruim, mas que é uma película diferenciada em sua trajetória, isso não tem como negar. Eu particularmente fiquei com um pé atrás. Fui assistir no cinema e achei que a violência realmente tomou o primeiro plano. A história e o desenvolvimento dos personagens ficou em segundo plano e isso nunca foi do feitio do diretor. Parece que ele ficou meio "encantado" com essa história rude, suja e violenta nos primórdios de Nova Iorque. O espectador que for atrás de um bom drama vai se decepcionar. Scorsese pareceu mais interessado em mostrar as lutas e as brigas nas ruas cheias de lama de uma Nova Iorque antiga! Com isso perdeu uma excelente oportunidade de aproveitar um elenco realmente muito bom! 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Vi ease filme umas duas vezes.
    Duas coisas me marcaram:
    1 - Na hora que o Leonardo DiCaprio chega em Nova York e não consegue trabalhar por nao ser estrangeiro e não em ter esse direito. Ou seja, ao contrário do que se pensa, principalmente no Braisl, trabalhar não e um dever, mas um direito e isso muda toda a perspectiva do que significa viver em sociedade.
    2 - Quando o Daniel Day Lewis é perguntado o por que dele não assumir a liderança política das "Cinco Pontas" ele responde" "não quero fazer parte dessa nojeira". Isso é o que se sente no Brasil hoje em relação a política.

    ResponderExcluir